COMPILAÇÃO CONTÍNUA DAS ESPÉCIES DE ANFÍBIOS E “RÉPTEIS” DO ESTADO DE PERNAMBUCO
A seguinte lista corresponde à compilação, com atualização contínua, das espécies de Anfíbios e “Répteis” ocorrentes no estado de Pernambuco; seja através de referências bibliográficas, testemunhos em coleções cientificas e/ou relatos de especialistas. A taxonomia dos animais está de acordo com A Sociedade Brasileira de Herpetologia, Anfíbios (Segalla et al., 2016) e Répteis (Costa & Bérnils, 2015).
Atualmente Estado de Pernambuco apresenta 87 espécies de Anfíbios e 126 de “Répteis”. Dente os Anfíbios, 85 correspondem aos Anuros e 2 espécies de Gymnophiona. Em relação aos “Répteis”, 8 correspondem aos Testudines, 40 Lagartos, 9 Anfisbaenas, 67 Serpentes e 2 Jacarés.
As espécies que compõem a lista estão associadas ao seu status de conservação, segundo a RESOLUÇÃO Nº 01, DE 09 DE JANEIRO DE 2015 (Lista Estadual da Fauna de Anfíbios) e RESOLUÇÃO Nº 01, DE 15 DE MAIO DE 2017 (Lista Estadual da Fauna de Répteis). Exceto as espécies que tiveram suas ocorrências descobertas após a oficina que subsidiou a construção das respectivas resoluções supracitadas (espécie não avaliada).
OBS.: Esta página será atualizada sempre no final de cada semestre.
(Siglas: CR – Criticamente em Perigo; EM – Em perigo; VU – Vulnerável; LC – Menos preocupante; DD – Dados insuficientes)
(Siglas: CR – Criticamente em Perigo; EM – Em perigo; VU – Vulnerável; LC – Menos preocupante; DD – Dados insuficientes)